JSD

-a +A

Gabinete de Formação

  • Mensagem da Coordenadora
    Susana Isabel Duarte

    É para mim um enorme honra poder fazer parte desta Comissão Política e ter a oportunidade demonstrar que a JSD é uma escola de formação de uma juventude capaz de reformar Portugal.

    A formação política está no ADN da JSD, e é fundamental para esta Comissão Política continuar a formar os seus militantes. Neste sentido, o Gabinete Nacional de Formação da JSD tem vindo a desenvolver várias formações ao longo de todo o pais, com o intuito de dotar os militantes de conhecimentos e de competências cruciais para o desenvolvimento da sua atividade política.

    O Gabinete de Formação Nacional está à disposição de todas as Distritais e Concelhias, para que possam depois replicar localmente as várias ferramentas de formação, como o Saber+, Formar+, Poder + Local e Sub-18.

    E porque acredito profundamente que "formar não é formatar", faço votos que usufruam destes cursos de formação e que sejamos capazes de continuar a mostrar por que razão a JSD é a maior e melhor juventude partidária de Portugal.


    Susana Isabel Duarte
    susana.duarte@jsd.pt

  • Universidade de Verão
    Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro

    Com a duração de uma semana e envolvendo 100 participantes, a Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro realiza-se anualmente desde 2003 e é hoje a mais prestigiada iniciativa de formação política para jovens em Portugal. Numa organização conjunta da JSD, do Instituto Francisco Sá Carneiro, PSD e PPE, a Universidade de Verão decorre durante 5 dias na vila de Castelo de Vide.

    Eis a informação relativa a cada edição:

    Universidade de Verão 2011

    Universidade de Verão 2010

    Universidade de Verão 2009

    Universidade de Verão 2008

    Universidade de Verão 2007

    Universidade de Verão 2006

    Universidade de Verão 2005

    Universidade de Verão 2004

    Universidade de Verão 2003

  • Universidade Europa
    Universidade Europa

    A Universidade Europa tem a duração de três dias, durante os quais se promove um programa intensivo de aprofundamento dos conhecimentos em matérias comunitárias. A Universidade Europa é organizada pela JSD, o PSD, o GEPSD (Grupo Europeu do PSD), e o PPE – Partido Popular Europeu.A primeira edição realizou-se em 2008, em Cantanhede; a segunda edição em 2008 na Curia, e a terceira edição no Estoril em 2009.

    Eis a informação relativa a cada edição:

    5ª Universidade Europa

    4ª Universidade Europa

    3ª Universidade Europa

    2ª Universidade Europa

    1ª Universidade Europa

     

    Realiza-se a 18, 19 e 20 de Maio de 2012, em Coimbra, a 6ª Edição da Universidade Europa.

  • Universidade do Poder Local
    Universidade do Poder Local

    A Universidade do Poder Local começou em 2007, num programa de formação que aposta na formação de quadros social democratas e independentes para a intervenção autárquica. Com a duração de 4 dias, um programa exigente e a colaboração de alguns dos melhores autarcas portugueses, esta Universidade do Poder Local traduz-se no maior evento de formação sobre autarquias e poder local.

    Em 2007, realizou-se em Paredes, no Distrito do Porto, a primeira edição.

    Realiza-se de 7 a 10 de Junho de 2012, na Curia, mais uma edição da Universidade do Poder Local.

    Inscreve-te até dia 17de Maio aqui.

    Com a duração de quatro dias e com a participação de alguns dos melhores autarcas.

  • Sub-18
    SUb-18

    Programa de Formação interactivo  de  discussão  com  os  jovens  do Ensino Secundário que tem como objectivo promover a capacidade reflectiva e de tomada de decisão. 

  • Regionais e Concelhias em Formação
    Regionais e Concelhias em Formação

    O Curso de Formação sobre a Ideologia e Estrutura da JSD: Saber + constitui-se como um dispositivo de formação para os Militantes da JSD. Tem como objectivo geral apresentar, divulgar e sistematizar a ideologia social democrata e explicar a estrutura organizativa da JSD. Mais especificamente, este curso pretende: (a) formar sobre os valores e ideais da Social-Democracia, bem como informar sobre a história da JSD e seus líderes; (b) formar sobre a estrutura e funcionamento da JSD; e (c) fomentar a participação política dos jovens militantes da JSD.

     

    Além deste Curso de Formação, as Concelhias e Regionais da JSD apostam fortemente no desenvolvimento de Cursos de Formação realizados localmente para a sua estrutura.