JSD comemora o Dia da Europa

Quase seis décadas depois de Robert Schuman proferir a Declaração que dava o mote para a integração europeia, é um dever intergeracional reforçar diariamente o privilégio que todos temos em viver na Europa da paz, da liberdade, da mobilidade ou da solidariedade. Foi a isto que a Juventude Social Democrata se propôs ao dedicar o dia 8 de Maio, véspera do dia da Europa, à presença nacional nos espaços de integração principalmente europeu, mas também transatlântico.

Durante a manhã, a Presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes, e o Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da JSD, Rui Guilherme Araújo, reuniram com a LYATA – Lusíada Youth Atlantic Treaty Association, uma organização jovem sediada na Universidade Lusíada de Lisboa, que se propõe a impulsionar os valores da NATO junto das mais jovens gerações. Neste contexto, a JSD ouviu o projeto deste grupo de uma forma ativa, procurando também colaborar no propósito de aproximar os jovens destas esferas internacionais que tanto impacto têm na vida das comunidades.

O dia seguiu em Coimbra, onde o Presidente do Partido Social Democrata, Dr. Rui Rio, conversou com um grupo de jovens diretamente envolvidos no programa Erasmus, tanto recebidos em Portugal, como portugueses no estrangeiro. Estes partilharam as suas experiências pessoais, bem como as competências adquiridas, mas igualmente as maiores dificuldades que foram encontradas. A JSD esteve naturalmente atenta às preocupações manifestadas, sendo praticamente unânime a referência à falta de adequabilidade das bolsas Erasmus ao país respetivo, pois na maioria das situações são muito insuficientes. Ir de encontro a um plano de equivalências entre as unidades curriculares nacionais e as do país do programa de mobilidade também é uma dificuldade aludida pelos alunos de Erasmus.

Este dia da Europa terminou com uma conferência proporcionada pela JSD Nacional e a JSD Cascais, no Centro Cultural de Cascais, com o Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Eng. Carlos Moedas, com o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e a Presidente da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, a debater o Presente e o Futuro da Europa. Seis décadas volvidas da entrada em vigor do Tratado de Roma, a União Europeia que conhecemos tem prioridades diferentes e já deu muitos passos em frente na conquista dos seus cidadãos.