JSD realiza debate sobre a emigração jovem

No passado dia 12 de agosto de 2018, no Porto, a Juventude Social Democrata assinalou o Dia Internacional da Juventude com o debate “ADN Global – Jovens Portugueses”, com o intuito de debater a emigração com os jovens portugueses que estão ou já estiveram emigrados.

A presidente Margarida Balseiro Lopes quis deixar como nota que a JSD reconhece os aspetos positivos da emigração, mas que também se preocupa quando a mesma é a única alternativa possível para uma geração. Por essa razão, convidou oito jovens emigrantes que proporcionaram a quem assistiu uma visão alargada, quer dos diferentes países em que cada um vive, quer das suas profissões.

Além dos jovens que estiveram presentes e os que estiveram via online, também foram transmitidos alguns vídeos com os testemunhos de jovens portugueses emigrados, respondendo às seguintes questões:

Estes testemunhos permitiram igualmente perceber quais as razões que os levaram a sair do país, quais serão os factores que ponderariam para regressar e de que forma podemos ajudar aqueles que optam por ficar lá fora a terem uma relação próxima com o seu país.

Igualmente, este debate pode contar com a presença e contributos do Dr. Luís Geraldes, coordenador do Secretariado para as Comunidades Portuguesas do PSD, e do Dr. Víctor Gomes, Presidente do PSD Bruxelas.

No fim, a presidente da Juventude Social Democrata, afirmou que quer ser consequente e, por isso, o Gabinete de Estudos está a preparar um documento com o objetivo de, nas próximas semanas, a JSD poder marcar a diferença e, não só falar desta geração que emigrou, mas sobretudo apresentar propostas para que muitos destes jovens possam regressar ao país.

 

Vê as fotografias aqui.