JSD reúne com organizações para discutir a emigração jovem

Durante o presente mês de julho, a Juventude Social Democrata visitou quatro organizações de forma a analisar as razões para a elevada emigração jovem que se vem a verificar nos últimos 8 anos e discutir quais as medidas que poderiam:

  1. conter esta emigração
  2. fazer com que muitos destes jovens regressem
  3. o que pode ser feito para estreitar a ligação dos jovens emigrantes ao nosso país.

 

Associação Empresarial de Portugal

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresentou-nos o programa “Empreender 2020 – Regresso de uma geração preparada” que tem como intuito estimular o espírito empreendedor no seio da diáspora portuguesa, com o foco dirigido aos jovens qualificados que se recentemente deixaram o País em busca de um futuro diferente.

Ainda mais, foram discutidas as estatísticas entre os jovens que pretendem continuar fora de Portugal e os que pretendem regressar, e quais as medidas que poderiam ser implementadas para ambos os grupos de jovens portugueses.

 

Associação Nacional de Jovens Empresários

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) ofereceu-nos uma perspetiva de como evitar que o jovem português saia de Portugal, ou seja, quais os mecanismos que Portugal pode oferecer aos seus jovens – formação, empreendedorismo, educação.

Igualmente, a ANJE desenvolve programas para os jovens empresários que pretendem internacionalizar a sua ação de mercado, como, por exemplo, THINK GLOBAL e GET OUT.

 

Observatório da Emigração

O Observatório da Emigração tem como objetivo recolher, harmonizar e analisar informação sobre a evolução e as caraterísticas da emigração portuguesa e das populações portuguesas emigradas. Assim sendo, foi uma ajuda valiosa para a análise estatística.

Com a ajuda do Observatório da Emigração, foi possível verificar em que anos a emigração portuguesa foi mais elevada, quais os países de destino, que momentos políticos estavam a ser vividos tanto em Portugal como nos países de destino. Igualmente deram os seus contributos sobre medidas a poderem ser desenvolvidas para o regresso dos jovens emigrantes.

 

Conselho da Diáspora Portuguesa

A última reunião realizou-se com o Conselho da Diáspora Portuguesa. Esta organização tem como propósito estreitar as relações entre Portugal e a sua diáspora, portugueses e descendentes, através do seu mérito, talento e influência.

Através de uma rede de Conselheiros – académicos, economistas, cientistas, entre outros – cria-se um elo de influência de forma contribuir para a economia portuguesa e a fim de trazer boas práticas executadas no estrangeiro para Portugal. Esta é uma forma de fazer com que os emigrantes portugueses continuem com ligação a Portugal.