Não estás farto de andar com os livros às costas?

Entre 17 de outubro e 20 novembro a JSD vai pesar diariamente as mochilas de dezenas de alunos de todo o País com o intuito de discutir a modernização e digitalização das escolas

 

A Comissão Política da Juventude Social Democrata, em foque o Gabinete Nacional do Ensino Básico e Secundário, irá realizar este ano a Volta Nacional ao Secundário. Iremos visitar diversas escolas secundárias por todos os Distritos de Portugal, sendo que começamos a 17 de Outubro na Região Autónoma da Madeira, e terminamos a 20 de Novembro na Região Autónoma dos Açores.

A Volta Nacional ao Secundário é a mais antiga e uma das mais bem-sucedidas campanhas junto das escolas. Nesse sentido, a JSD vem reforçar e valorizar a VNS, para que com o arranque do ano letivo que agora se iniciou as Comissões Políticas Distritais e Concelhias consigam manter a proximidade com as escolas e respetivas Associações de Estudantes. É nosso objetivo também, fazer com que todas as CPD e CPC reúnam as condições de forma a poderem dar continuidade a esta iniciativa ao longo do ano letivo, estreitando laços de confiança e proximidade, características que definem a JSD.

Como vem sendo habitual, a CPN em funções direciona a VNS para uma temática que vá de encontro à estratégia política para a educação que vem a seguir a longo do mandato. Assim sendo, este ano vamos pesar as mochilas dos estudantes do ensino secundário de todas as escolas em que passemos (no âmbito do combate à excessiva carga de papel que os alunos são obrigados a transportar), com o intuito de se fazer um levantamento real da média por distrito e idade do peso que cada jovem carrega às costas para poder ir estudar.

Igualmente teremos um espaço lúdico de forma a proporcionar aos estudantes um espaço destinado à diversão e à facilitação da comunicação entre a JSD, os estudantes e as AE’s. Poderás ver todo o planeamento da VNS, bem como a calendarização, em: Volta Nacional ao Secundário 2018.