Alexandre Poço reeleito Presidente da Juventude Social Democrata

Decorreu no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de abril, o 27º Congresso Nacional da Juventude Social Democrata, em Almada, num regresso da JSD aos congressos presenciais ao fim de 4 anos.

Para marcar o regresso aos congressos, a JSD apostou num modelo diferente de organização da sala, credenciação digital, espaços de food court e bares, a presença de artistas musicais para atuação na sala dos trabalhos no final de cada dia, com o objetivo de garantir que este não é apenas só um evento político. Neste congresso foi também lançada a linha de merchandising da JSD, com artigos diferenciados dos habituais brindes políticos. Os artigos estiveram à venda numa banca no congresso.

Os trabalhos do Congresso iniciaram sexta-feira à noite com a apresentação do balanço do mandato 2020-2022 liderado por Alexandre Poço. Na manhã de sábado, discutiu-se a proposta de revisão de estatutos apresentada pela Comissão Política Nacional, tendo a mesma sido aprovada. De seguida, teve lugar a apresentação das Propostas Políticas Setoriais desenvolvidas pelos congressistas e estruturas distritais/regionais de todo o país.

Durante a tarde de sábado, o recandidato a Presidente da Comissão Política Nacional, Alexandre Poço, apresentou a sua Moção de Estratégia Global “Na Linha da Frente”, que foi discutida até ao final dos trabalhos do segundo dia do congresso.

No último dia do Congresso, teve lugar a votação para os órgãos nacionais e militantes honorários, assim, como a sessão de encerramento, com a tomada de posse dos novos órgãos da JSD para o biénio 2022-24 e os discursos do Presidente do PSD, Rui Rio, e do Presidente reeleito da JSD, Alexandre Poço.

Foram também eleitos Hugo Ferrinho Lopes para Presidente da Mesa do Congresso Nacional e Inês Varajão Borges para a Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional.

 

Resultado das votações

  • Mesa do Congresso Nacional: Lista A – 87,91%
  • Comissão Política Nacional: Lista A – 83,19%
  • Conselho de Jurisdição Nacional: Lista A – 87,32%
  • Conselho Nacional: Lista A – 89,65%