Andreia Sousa | Setúbal

Olá!

Sou a Andreia, tenho 26 anos e sou candidata à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal.

Aos 19 anos decidi juntar-me à JSD na concelhia de Alcochete para reativar uma secção que se encontrava inativa há vários anos.

Esse foi o meu primeiro desafio em termos políticos, dar a conhecer o nome da JSD a jovens que nunca tinham ouvido falar de política.

Mais tarde, tornei-me Presidente da JSD Alcochete, tendo cumprido 1 ano de mandato até ao momento. Sou também Deputada Municipal na Assembleia Municipal de Alcochete desde as autárquicas de 2017.

Para além do meu trabalho no concelho, sou coordenadora do gabinete de acção social e recreativo na JSD Distrital de Setúbal e Conselheira Nacional da JSD.

Em termos profissionais, sou atualmente técnica de contabilidade numa empresa multinacional de fabrico de bolachas e cereais. Concluí a licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Economia e Gestão em 2015 e encontro-me a concluir a Dissertação no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional na mesma faculdade.

Desde muito cedo que me envolvi em diversas ações de voluntariado, tanto em ações com uma vertente social como em ações de caráter desportivo.

Como candidata à Assembleia da República tenho como objetivo dar voz aos jovens no Parlamento, sendo as minhas principais preocupações a emancipação jovem, a educação, a sustentabilidade da segurança social e um melhor Sistema Nacional de Saúde, não esquecendo também a importância da preservação do meio ambiente.

O nosso país ainda tem muito por fazer pelos nossos jovens, que não conseguem sair de casa dos pais antes dos 30 anos pela excessiva carga de impostos que suportam e pelos preços das habitações que só estão ao alcance de investimento estrangeiro.

Temos neste momento as gerações mais qualificadas de sempre, mas mesmo assim, muitos desses jovens terminam as suas licenciaturas e têm de arranjar emprego em áreas diferentes da sua formação a troco do salário mínimo.

É importante apostar no ensino profissional e na orientação vocacional dos jovens, apostar no empreendedorismo e promover a criação de emprego!

Temos neste momento um Sistema Nacional de Saúde ineficiente, em que milhares de portugueses não têm médico de família e esperam meses para conseguir uma consulta.

É importante também pensar nas próximas gerações e assumir as nossas responsabilidades para com o meio ambiente. Estamos a gastar todos os recursos do nosso planeta e é importante criar mais incentivos que visem promover a gestão sustentável desses recursos.

Por todos estes motivos, dia 6 de outubro conto com o teu voto. Os jovens também têm uma palavra a dizer!

 

Andreia Sousa

Candidata da JSD pelo Círculo Eleitoral de Setúbal