Ângela Caeiro | Évora

Olá a todos!

Sou uma jovem natural de Évora. Quando ingressei no ensino superior fui para Lisboa e foi no ISCTE-IUL que me licenciei em Psicologia e no ISPA-IU que me tornei mestre em Psicologia Clínica. Sempre tive o intuito de voltar ao Distrito de Évora para trabalhar quando terminasse o curso superior. E assim foi, hoje exerço a profissão de Psicóloga Clínica com pessoas de várias faixas etárias em Évora e em Vendas Novas.

O gosto por ter uma participação cívica ativa na sociedade surgiu cedo e decidi filiar-me na Juventude Social Democrata para ter uma atividade política e puder contribuir para a melhoria da vida das pessoas. Tenho assumido diversas funções na JSD ao nível concelhio, distrital e nacional. Atualmente, a nível autárquico, sou membro da Assembleia Municipal de Évora.

Tenho a noção que muitos jovens alentejanos, tal como eu, vão estudar para Universidades em vários locais do país e que depois muitos dos que querem regressar a Évora para trabalhar e construir a sua família não o podem fazer, essencialmente pela falta de oportunidades de emprego. Não nos podemos conformar com esta realidade!

Ainda assim, há jovens que optam por morar no Distrito de Évora e deslocam-se diariamente até Lisboa para trabalhar. Porém, os transportes públicos, nomeadamente os comboios, têm poucos horários disponíveis e apresentam regularmente problemas técnicos. Estas questões têm que ser melhoradas, de modo a que existam condições adequadas para estas pessoas se fixarem no Distrito. Ainda ao nível da mobilidade, não existe uma ligação entre os Concelhos do Distrito nos horários mais convenientes para as pessoas que utilizam os transportes públicos.

E é por ver o nosso Distrito de Évora, constituído por 14 Concelhos, um extenso território repleto de potencialidades que sou a candidata da JSD na lista do PSD pelo Círculo Eleitoral de Évora nas eleições legislativas do próximo dia 6 de Outubro.

Para dar voz aos jovens alentejanos, defendemos como prioridades na próxima legislatura, propostas que incidam sobre:

  • Ambiente e desenvolvimento sustentável, sem esquecer a agricultura, tão importante para a nossa região;
  • Educação e saúde de qualidade (as condições de várias escolas do Distrito são inaceitáveis, bem como a falta recorrente de funcionários; a situação da saúde no Distrito é caótica, tanto pelo estado atual do Hospital e de se falar na construção de um novo há muitos anos, como também pela falta de médicos especialistas e enfermeiros);
  • Desenvolvimento económico e criação de emprego, e para isto é fundamental que os cursos profissionais lecionados nas escolas secundárias e os cursos superiores na Universidade de Évora estejam adaptados às necessidades da região e potencializem os recursos endógenos.

 

Em suma, para que os jovens se possam fixar no Distrito de Évora, com emprego e habitação e com possibilidades para construírem a sua família, os serviços de educação e saúde têm que ser de qualidade. Com uma mobilidade mais ajustada, vamos contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso território.

Conto convosco para pensarmos no futuro e agirmos no presente!

 

Ângela Caeiro

Candidata da JSD pelo Círculo Eleitoral de Évora