COMUNICADO | 20 mil estudantes à espera de Bolsa

JSD acusa Governo de esquecer estudantes mais carenciados “Bolseiro: espera um semestre inteiro”

A educação é o mais eficaz instrumento de melhoria das condições sociais que dispomos, e é nessa linha de pensamento que a Juventude Social Democrata defende que o sistema de ação social é absolutamente crítico na concretização da sociedade que ambicionamos.

Na anterior legislatura, entre 2011 e 2015, através das alterações efetuadas ao sistema de ação social, foram atribuídas mais 10.000 bolsas de estudo anualmente do que pelo anterior governo e o tempo médio de resposta aos requerimentos foi reduzido a metade, entre outras melhorias como a definição de um dia fixo de pagamento da bolsa de estudo.

Contudo, este ano letivo verifica-se o contrário. Em meados de janeiro continuam mais de 20 mil estudantes à espera de bolsa, situação que é inaceitável pois põe completamente em causa o sucesso do sistema de ação social enquanto o principal instrumento de acesso à educação enquanto elevador social. Esta situação não é aceitável e cabe ao Governo melhorar as condições de disponibilização de informação aos serviços de ação social

para estes poderem atempadamente responder aos estudantes e suas famílias. É caso para dizer que quem quer ser bolseiro, fica à espera um semestre inteiro.

Nesse sentido, a Juventude Social Democrata apresentou na Assembleia da República 3 perguntas ao Governo:

  1. A que se devem os atrasos verificados nas respostas aos requerimentos dos estudantes e as falhas observadas?
  2. Para quando uma resposta a estes mais de 20 mil estudantes que ainda aguardam resposta?
  3. Como pretendem evitar que estes atrasos se repitam no próximo ano letivo?