COMUNICADO | Mais 4 mil jovens “nem-nem” por mês

O número de jovens em situação “nem-nem” em Portugal aumentou mais de 11 mil entre julho e setembro, tendo ultrapassado a barreira dos 300 mil, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística.

São 300.000 jovens com histórias de vida próprias, que não estudam, não estão em formação, nem trabalham. Estes 300 mil jovens veem-se assim sem qualquer ocupação, e fruto disso, muitos deles, sem expectativas positivas relativamente ao seu futuro.

Para a JSD estes jovens devem ser a primeira preocupação deste Governo. Num mundo cada vez mais polarizado, e até frequentemente extremado, conseguir dar esperança a quem atravessa momentos de maior dificuldade é fundamental. São os jovens que têm a energia e a vontade de contribuir que mais podem ajudar Portugal, ou que mais facilmente caem, devido a situações de carência ou total inocupação, em discursos extremistas e de desconstrução da sociedade que ambicionamos.

Assim, é fundamental que o Governo desenvolva políticas de intervenção junto destes jovens, tais como políticas de educação e formação e políticas ativas de emprego.

O Governo de António Costa cometeu 3 pecados capitais:

  1. Prepara-se para reduzir a metade os apoios contratação de jovens;
  2. Acabou com o programa Retomar, que combatia o abandono escolar;
  3. Praticamente congelou a aprovação de novos estágios ao abrigo do programa Garantia Jovem!

Em nome destes 11 mil jovens sem ocupação, mas sobretudo pelas novas gerações lançamos ao Governo de António Costa os seguintes desafios:

  1. A manutenção dos apoios à contratação de jovens;
  2. Elabore uma estratégia clara de combate ao abandono escolar;
  3. Desbloqueie a aprovação de estágios profissionais ao abrigo do programa Garantia Jovem.

Estes são 3 desafios que fazemos ao Governo de António Costa. 3 desafios concretizáveis, realistas e importantes para os jovens portugueses!

É este o repto que lhe fazemos, que possa haver esperança para os jovens portugueses!