Dia da Europa: JSD defende embargo energético à Rússia e estatuto de país candidato à adesão para a Ucrânia

Ao fim de mais de 2 meses de guerra na Ucrânia após a invasão da Federação Russa, assinalamos hoje o Dia da Europa com uma realidade impactante: uma guerra em continente europeu.

Neste Dia da Europa, data simbólica para todos os europeus, a JSD defende que a União Europeia avance com urgência para:

  • O embargo energético à Federação Russa enquanto não parar as hostilidades em território ucraniano, concretizando os avanços da reunião do G7
  • A concessão do estatuto de país candidato à adesão à União Europeia para a Ucrânia

No momento em que se ponderam novas sanções, a JSD apela a Governo português que, por uma vez, esteja na vanguarda da União Europeia e que seja veemente na defesa de um embargo energético total à Federação Russa e que permita a concessão, urgente, do estatuto de país candidato à EU à Ucrânia.

“Esta invasão foi condenada, desde a primeira hora, pela JSD, tendo esta sido acompanhada – na grande manifestação de 27 de fevereiro – por outras forças políticas e por milhares de pessoas nas ruas, a condenar esta decisão da Federação Russa e a colocar-se lado a lado com o povo invadido, violentado e agredido”, afirma o Presidente da JSD, Alexandre Poço.

O projeto europeu não se construiu com meros discursos ou afirmações pomposas, mas sim com estratégia e ação alicerçados num quadro de valores claros.

A JSD pretende dar continuidade a este legado, apelando ao Governo estas ações firmes que só podem deixar qualquer europeu orgulhoso e disposto a contribuir para a perpetuação deste projeto, um projeto que nos une a todos em prol da Paz, da Segurança, da Sustentabilidade e do Futuro.