Dia Nacional do Estudante: JSD quer saber quantos psicólogos há em cada instituição de ensino superior

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Estudante, data de comemoração, mas também de luta por melhores condições para os nossos estudantes e para o nosso sistema de ensino – reivindicações essas que a JSD tem acompanhado de perto, quer através de auscultações ao movimento estudantil, quer através de iniciativas na Assembleia da República.

Neste sentido, a JSD apresentou hoje na Assembleia da República uma pergunta dirigida à Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, sobre a saúde mental e a falta de psicólogos nas universidades e politécnicos do país.

Assiste-se a um agravamento da saúde mental dos jovens portugueses, aos quais os estudantes do Ensino Superior não são exceção – um estudo da Universidade de Évora concluiu que 1 em cada 5 estudantes do Ensino Superior sofre de algum tipo de doença mental. Perante este cenário, os estudantes do Ensino Superior não encontram a resposta adequada, nem por parte dos serviços de psicologia das universidades e politécnicos, nem por parte do Serviço Nacional de Saúde, onde os tempos de espera para consultas de psicologia são bastante longos.

Aos deputados da Juventude Social Democrata têm chegado relatos de situações alarmantes, marcadas pela falta de psicólogos que, quando os há, são em número insuficiente e/ou pagos pelas respetivas associações de estudantes.

Paralelamente, o Governo anunciou já por diversas vezes a criação de um Programa para a Saúde Mental no Ensino Superior, anunciado pela primeira vez em outubro de 2022, mas que ainda não conhece a luz do dia.

Face a esta situação, a JSD colocou hoje as seguintes questões à Ministra do Ensino Superior:

  1. Qual o número de psicólogos em cada Instituição de Ensino Superior?
  2. Qual a situação contratual destes psicólogos?
  3. Qual o ponto de situação do Programa para a Saúde Mental no Ensino Superior, depois de já ter sido anunciado por diversas vezes desde outubro de 2022?

As manobras de propaganda do Governo socialista na área da saúde mental têm seguido o padrão de ação em tantas outras áreas, como é o caso do alojamento estudantil: quase 5 anos depois, o PNAES não conseguiu reforçar a oferta na rede pública de residências, continuando o país com a mesma oferta das cerca de 15 mil camas públicas que tinha em 2018, face às 30 mil prometidas pelo Governo.

Perante esta desgovernação socialista, a Juventude Social Democrata tem reforçado a sua intervenção na Assembleia da República, quer com audições e questões ao Governo em áreas como o alojamento estudantil, a saúde mental e o abandono escolar, quer com iniciativas legislativas, como é exemplo o Projeto de Lei que cria o Estatuto do Estudante Artista e o Projeto de Lei sobre o Alojamento Estudantil.

A JSD continuará, lado a lado com os estudantes, a lutar pelas suas reivindicações e pela melhoria do nosso sistema de Ensino Superior. Feliz Dia Nacional do Estudante!