Firmino Vila Verde Costa | Braga

Aprendi que, ao longo da vida, temos de lutar sempre por aquilo em que acreditamos. Temos o dever de dar o melhor de nós em cada momento do nosso percurso enquanto ser humano. É desta forma que encaro a vida e é assim que procuro construir de forma sustentável e sólida a minha vida pessoal, o meu percurso profissional e a minha participação cívica.

Entrei para a Juventude Social Democrata com o objetivo de dar o meu contributo na defesa dos interesses dos mais jovens, por acreditar que nesta estrutura poderia ajudar a melhorar a vida das gerações futuras. Foi assim que comecei e é assim que continuo motivado a dar o meu melhor pelos jovens do meu Distrito e do País.

Defender as gerações futuras, é assegurar o futuro de um país!

Assim, temos a responsabilidade de procurar as melhores soluções para que exista igualdade de oportunidades para todos os jovens, do interior ao litoral do país.

Na educação, base fundamental para os jovens, importa primar pela excelência, do ensino básico ao ensino superior. Precisamos de um sistema de educação que se adapte à constante mudança e à atual era global. Precisamos que os jovens sejam preparados para as diversas mutações do mercado de trabalho, das diversas necessidas sociológicas e económicas que, ao contrário das gerações anteriores, têm ciclos de vida curtos. Precisamos de alargar o acesso ao ensino superior e, fundamentalmente, reorganizar a rede de cursos em função das opções de desenvolvimento estratégico do país e da nossa região. É necessário continuar a insistir na ligação das empresas às universidades, como forma de aumentar o investimento na investigação com incidência direta na produção.

Sustentabilidade, a palavra que melhor caracterizará a nossa geração!

É emergente a sustentailidade da economia! Com políticas que defendam a emanciapação dos mais jovens e que desafiem os mesmos a fixarem-se no nosso território. Importa defender uma carga de impostos mais justa, que esteja adaptada às diferentes classes sociais. Importa combater a precariedade do emprego e dos salários baixos que continuam a atormentar os jovens do nosso país. Precisamos de uma economia mais competitiva, capaz de pagar melhores salários e dar melhores condições de vida aos jovens portugueses.

É emergente a sustentabilidade do meio ambiente! Medidas urgentes e concretas são necessárias face ao conjunto sem precedentes de desafios que a Humanidade ultrapassa e, Portugal tem de ser pioneiro e exemplo na adopção de políticas verdes. Temos de encontrar as melhores soluções para que possamos deixar o planeta um pouco melhor do que recebemos. A diminuição da pegada ecológica, a meta da neutralidade carbónica e uma maior injeção de eletricidade proveniente de energias renováveis deverão ser os nossos pilares. Cuidar do ambiente é cuidar da qualidade de vida de todos nós, é uma oportunidade de fomento de uma economia descarbonizada e, é criar um legado positivo para as gerações futuras.

É emergente a sustentabilidade social! Aqui, entra uma das maiores preocupações para o futuro de Portugal. É essencial reduzir as assimetrias existentes para que exista um melhor aproveitamento da nossa geografia. Este é um desafio do presente, um desafio de todos, visto que, temos a maior parte do nosso território em contra ciclo, em comparação com as grandes áreas metropolitanas.

De nada vale uma sociedade altamente preocupada com a redução da sua pegada ecológica se a solução passar por retroceder na qualidade de vida das pessoas. Mas de igual modo, de nada vale uma sociedade altamente evoluída tecnologicamente se deixarmos para as gerações futuras um passivo ambiental irrecuperável. Por isso há que encarar todos os desafios em conjunto e de forma sólida, sem precipitações.

A nossa geração merece mais, merece que seja cuidada e encarada como o futuro de Portugal. Por isso, enquanto candidato a deputado da JSD nas listas do PSD pelo círculo eleitoral de Braga, estarei empenhado em encontrar as melhores soluções, em conjunto com cada um de vós.

Acredito na nossa geração, acredito na força e na ambição que caracteriza a juventude.

 

Contem comigo, pela Juventude, Por Portugal!

 

Firmino Vila Verde Costa

Candidato da JSD pelo Círculo Eleitoral de Braga