Jovens líderes da JSD estiveram em formação em Bruxelas

A Juventude Social Democrata (JSD) e a Fundação Konrad Stitfung (KAS) promoveram, entre 26 de setembro e 31 de outubro, o concurso “Uma Ideia para a Europa”, com vista à recolha de propostas para pensar o futuro e revitalização da Europa. Os participantes com as melhores ideias foram selecionados, num júri composto por Carlos Moedas, Hugo Carvalho e Joaquim José Gonçalves, para participarem no “Programa de Informação para Jovens Líderes”, que decorreu entre 18 e 22 de novembro, em Bruxelas.

 

Na manhã do primeiro dia, os jovens debateram, na sede da KAS, “Challenges of present-day European politics: The elections of the European Parliament and perspectives of the EU reforms”, com Hardy Ostry (Diretor do Gabinete da KAS para a União Europeia), e “European Values – Past, Present and Future”, com Wilhelm Hofmeister (Diretor do Gabinete da KAS para Espanha e Portugal). Durante a tarde, deslocaram-se à Comissão Europeia para analisar a “Estratégia Comum entre a UE e África”, com Koen Vervaeke (Serviço de Ação Externa Europeia); as “Políticas Europeias para as Pescas e Mar”, com Fernando Cardoso (Diretor-Geral para as Pescas e Assuntos Marítimos); e a “Política Regional da UE” e o próximo quadro comunitário de apoio, com Silvia Nives Vincitorio (Diretora-Geral para a Política Regional e Urbana). O dia culminou ainda num jantar com Carlos Coelho (Eurodeputado pelo PSD) e Lídia Pereira (Presidente do YEPP), onde foram abordadas as Migrações, o Brexit, o Orçamento da União e as Política de Coesão, bem como as eleições europeias de 2019 e os novos desafios da era digital.

 

Na terça-feira, dia 20, os jovens visitaram as instalações da REPER e NATO. Na primeira, falaram com Pedro Perestrelo Pinto (Antici) e João Castel-Branco da Silveira (Coordenador para as Relações com a UE) sobre “A defesa dos interesses de Portugal na União Europeia: o papel da Representação Permanente de Portugal”. Já nas instalações da NATO, Luís de Almeida Sampaio (Representante Permanente de Portugal junto da NATO) falou sobre a relação do país com esta organização internacional e discutiu a eventual criação de um exército europeu e as suas implicações para a relação transatlântica.

 

Já no último dia, a formação teve novamente lugar na Comissão Europeia, desta vez para debater o papel das novas tecnologias e da inovação para garantir a prosperidade, com Luís Viegas Cardoso (Policy Assistant do Centro de Estratégia Política Europeia), seguido de uma visita ao Parlamento Europeu. Num almoço com o Vice-Presidente do PPE e do Grupo PPE, Paulo Rangel (Eurodeputado pelo PSD) recuperou o debate sobre uma força comum de defesa europeia, onde referiu a diversidade de equipamentos e estratégias ao nível dos Estados-Membros, considerando que, antes da criação de um exercito europeu, é necessária a criação de forças de ação rápida para promover uma utilização mais eficaz de instrumentos já existentes, sempre em complementaridade com a NATO e nunca relegando as alianças históricas de Portugal. Durante a tarde e antes de uma visita ao Museum House of European History, os jovens sociais democratas deslocaram-se à sede do Partido Popular Europeu (PPE) e à da Juventude do PPE, para falarem com António López-Istúriz White, (Secretário-Geral do maior partido da UE) e Juha-Pekka Nurvala (Chefe da Unidade de Política e Estratégia do PPE) sobre o papel das organizações de juventudes partidárias nas próximas eleições europeias e as negociações, desafios e consequências do Brexit.

 

Para a Presidente da JSD, que acompanhou presencialmente a jornada, “a formação está na base do nosso ADN desde sempre”. Não obstante, Margarida Balseiro Lopes refere que “esta iniciativa marca também o arranque da discussão da JSD sobre os próximos desafios da União e as eleições europeias, às quais a estrutura não se vai alhear, procurando recolher e preparar as propostas políticas”.