JSD apresenta 12 propostas para promover o Emprego Jovem

A Comissão Política Nacional (CPN) da Juventude Social Democrata (JSD) divulga hoje o documento “Respostas para promover o Emprego Jovem”, no qual são apresentadas doze propostas para combater o aumento brutal do desemprego jovem e aumentar a empregabilidade atual e futura das novas gerações.

A JSD está sempre ao lado jovens, da sua emancipação e da sua qualidade de vida. A proteção do emprego jovem é particularmente relevante em períodos de recessão, uma vez que os jovens recém-licenciados que tentam entrar no mercado de trabalho são severamente prejudicados.

Este documento foi coordenado pelo Gabinete de Economia e Finanças e o pelo Gabinete de Estudos da JSD, contando com contributos vários na sua pesquisa, reflexão e produção deste documento.

Entre as propostas apresentadas, destaca-se a defesa da dispensa de pagamento de contribuições para a segurança social (TSU) para a entidade empregadora – diminuindo os custos salariais para as empresas e tornando assim a contratação e celebração de contratos de trabalho com jovens mais atrativa – nos primeiros quatro anos de trabalho para contratos sem termo celebrados com jovens até aos 30 anos, sem a perda dos benefícios sociais associados (Proposta 1); reposição do benefício fiscal da criação líquida de emprego para jovens até aos 35 anos (Proposta 2) ou a duplicação do prémio a entidades empregadoras que celebrem contratos sem termo no final de um estágio IEFP. Este prémio corresponderia a quatro vezes a remuneração, com um máximo de dez IAS (Proposta 3).

A JSD defende ainda que Banco de Fomento inclua linhas de crédito e mecanismos de apoio especialmente dedicados para os jovens empresários de Portugal (Proposta 4); a criação do Balcão Jovem no IEFP, que tem por objetivo centralizar num único espaço, físico e virtual, todos os programas, informações e apoios para as áreas do emprego jovem, autoemprego, empreendedorismo e formação profissional (Proposta 6) ou ainda um apoio para início de trabalho por conta própria para jovens (Proposta 8).

O documento e as propostas da JSD na área do Emprego Jovem podem ser consultadas aqui.