JSD congratula-se com medidas anunciadas pelo Governo para a juventude

A Juventude Social Democrata felicita o Governo e congratula-se pela aprovação hoje, em Conselho de Ministros, de um conjunto de medidas para a juventude, concretizando várias das bandeiras e das propostas apresentadas pela JSD nos últimos anos.

Em 8 anos de governação socialista, o PS não só não apresentou medidas de política pública que revertesse a crise em que vivem os jovens em Portugal, como também chumbou no Parlamento todas as iniciativas e soluções apresentadas pelos deputados da JSD.

Um dia muito feliz para os jovens portugueses, com a aprovação pelo Governo de medidas e propostas que foram grandes lutas da JSD nos últimos anos e que fazem a diferença na vida dos jovens”, afirma o Presidente da JSD, Alexandre Poço

Hoje, depois de 3050 dias de inércia socialista, o Governo da Aliança Democrática, em apenas 42 dias de governação, deu seguimento às propostas da JSD e apresentou o pacote ‘Tens Futuro em Portugal’. Este pacote contém 14 medidas nas áreas do alojamento estudantil, bolsas de trabalhadores-estudantes, saúde, habitação e impostos.

  1. Alojamento Estudantil – Reforço de camas através das Pousadas da Juventude e do INATEL, financiamento para protocolos entre IES e entidades públicas, privadas e do setor social, e atribuição do complemento de alojamento a estudantes da classe média – Propostas da JSD no OE23 e OE24.
  2. Bolsas de trabalhadores-estudantes – Alteração do RABEEES para aumentar os rendimentos que os trabalhadores-estudantes podem auferir sem perder o direito à bolsa – Proposta da JSD na legislatura anterior (Projeto de lei 836/XV/1)
  3. Saúde e bem-estar – Reforço de psicólogos nas IES e criação de cheques psicólogo – Propostas da JSD no OE24.
  4. Habitação – Apoio à compra da 1.ª casa, através de uma garantia pública para eliminar a entrada, eliminação do IMT e Imposto do Selo, e reestruturação do Porta 65 para simplificar e alargar o acesso – Propostas da JSD na legislatura anterior (Projeto de lei 656/XV/1).
  5. IRS Jovem – Redução das taxas de IRS até 1/3 para os jovens – Proposta da JSD no OE23 e OE24.