JSD dedica dia à formação autárquica

No passado dia 9 de março, o Gabinete Autárquico e o Gabinete de Formação da Juventude Social Democrata promoveram a formação “Como ter um Concelho 100% Jovem?”.

Esta formação na Sessão de Abertura contou com o Vice-Presidente da JSD, Guilherme Vasconcelos Duarte, e o Presidente da JSD Aveiro, Frederico Teixeira. Após estas intervenções iniciais, o Coordenador do Gabinete Autárquico Nacional, João Antunes dos Santos, e o Coordenador do Gabinete de Formação, João Ferreira, apresentaram a formação bem como o seu formador: Carlos Sousa Santos – Formador do Programa Erasmus + e Project Manager na empresa Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.

Este workshop teve como intuito ensinar o processo para transformar um concelho envelhecido num concelho preocupado com a sua juventude e com políticas de atração a mais jovens. Também apresentou os indicadores portugueses dos fatores mais importantes para a juventude – emprego, habitação, educação, entre outros – em comparação com os valores europeus.

Igualmente, houve um momento de trabalho prático, em que foi discutido em grupos as várias medidas que um concelho teria de implementar para que o seu concelho seja considerado 100% Jovem.

Por fim, a Sessão de Encerramento da formação contou com o Secretário-Geral da JSD Distrital de Aveiro, Carlos Seixas, a Presidente da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

 

Da parte da noite, realizou-se um jantar de vereadores eleitos pela JSD. Para além do Vice-Presidente da JSD, Joaquim José Ribeiro, e do Coordenador Autárquico Nacional da JSD, João Antunes dos Santos, estiveram presentes os seguintes vereadores:

  • Andreia Filipa Bernardo, Vereadora na CM Sintra
  • David Pereira de Castro, Vereador na CM Odivelas
  • João Andrade Machado, Vereador na CM Aveiro
  • Pedro Brilhante, Vereador na CM Pombal
  • Rita Marinho Batista, Vereadora na CM Amarante
  • Vasco Teles Touguinha, Vereador na CM Loures

Os vereadores partilharam as suas dificuldades e conquistas nas suas câmaras, sendo que foram evidentes as diferenças entre um vereador com pelouros e um vereador na oposição. Foi uma conversa e partilha produtivas, da qual saiu diversos contributos.