JSD discute a Coesão Territorial em Portugal

No passado dia 23 de novembro, a Juventude Social Democrata promoveu a 2ª edição do Congresso da Coesão Territorial, no Fundão.

Na Sessão de Abertura contámos com Cristiano Gaspar, Presidente da JSD Fundão, Miguel Gavinhos, Presidente do PSD Fundão e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Hugo Lopes, Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco, Luís Santos, Presidente do PSD Distrital de Castelo Branco, e Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, que nos deram as boas-vindas não só ao Distrito de Castelo Branco mas também ao Fundão, e puderam fazer um contexto territorial bem como encaram a temática da Coesão Territorial.

Após esta sessão, foi a vez do Professor Fernando Alexandre, docente na Universidade do Minho, nos brindar e elucidar com o contexto e dados sobre o estado de Portugal no que se refere à Coesão Territorial. Alguns diagnósticos e possíveis soluções sobre como tornar Portugal um país por inteiro. Foi a abertura da discussão.

Da parte da tarde, o Congresso da Coesão Territorial tomou uma vertente mais dinâmica, em que os participantes se dividiram e tiveram a oportunidade para discutir os temas que mais lhes interessava. Numa sala, o Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, discutir as políticas sociais para uma melhor coesão territorial. Analogamente, o seu homólogo do Município de Braga, Ricardo Rio, falava sobre as políticas económicas. E em paralelo, o Professor Miguel de Castro Neto fazia uma abordagem às novas tecnologias e como é que estas podiam ser implementadas e aproveitadas nas autarquias.

O terceiro momento desta iniciativa foi focado no futuro do Partido Social Democrata, em que tivemos a presença dos Candidatos à Presidência do partido. Em separado, e com cerca de uma hora cada um, Rui Rio, Miguel Pinto Luz e Luís Montenegro puderam apresentar as suas ideias para o presente e futuro do PSD e de Portugal, e os jovens social democratas tiveram a oportunidade de lhes fazer perguntas diretamente.

A JSD agradece a todos os participantes do II Congresso da Coesão Territorial a sua presença e o enriquecimento para a discussão de um tema que tanto preocupa a Juventude Social Democrata.