JSD lança 2ª edição do manual “Militante JSD”

A Juventude Social Democrata lança hoje uma nova edição do “Militante JSD“.

 

“É com orgulho que lançamos a 2ª edição do manual “Militante JSD”, uma ferramenta para todos os militantes, os atuais e os que no futuro se juntem à nossa organização.

O objetivo desta ferramenta é claro: apresentar a Juventude Social Democrata, das origens ideológicas à organização e funcionamento da nossa estrutura, da presença territorial aos meios onde podemos exercer a militância, da nossa história e património coletivo aos factos e estórias que nos caraterizam e distinguem.

É nosso dever, enquanto militantes e dirigentes da JSD, contribuir para a Formação de todos os nossos companheiros e companheiras, do militante mais recente ao militante mais antigo de cada estrutura, porque só através da constante aprendizagem melhoramos a nossa capacidade de intervir politicamente.

Neste sentido, o conhecimento da JSD em todos os domínios que são apresentados neste manual é uma mais-valia para cada militante, para cada estrutura nos seus momentos e espaços formativos, mas também para apresentar e dar a conhecer a Juventude Social Democrata a potenciais interessados e futuros militantes.

A JSD é sinónimo de vontade, dinamismo, entrega e paixão. A JSD deve representar sempre o sonho inacabado de construir um país de oportunidades para as novas gerações, independentemente do ponto de partida de cada um.

Todos, na JSD, transportamos no presente a enorme responsabilidade de um passado grandioso. A JSD tem sido um grande motor de mudança. De 1974 até hoje, batalhámos por reformas arrojadas em nome de uma maior igualdade de oportunidades para cada criança que nasce no nosso País, para cada jovem que aqui vive.

A JSD defende um país desenvolvido, competitivo, justo. Um país com justiça intergeracional. Um país onde cada jovem consegue desenvolver em liberdade e felicidade o seu projeto de vida. Um país onde o Estado funciona, mas não sufoca ou limita. Um país onde a sociedade civil seja forte e a iniciativa privada também. Um país onde o elevador social existe e onde a educação de qualidade nos permite levar mais longe os nossos sonhos.

Ambicionamos todos uma JSD grande, dinâmica, irreverente e com presença em todo o lado. Com núcleos, concelhias e distritais a puxar pela força desta grande organização. O nosso trabalho e dedicação na JSD devem servir para apresentar soluções para os problemas diários dos jovens portugueses, mas também para antecipar o futuro da nossa geração.

Filiei-me na JSD no dia 4 de setembro de 2009. Sei-o de cor. Nunca mais esqueci esse dia. Foi o início dos melhores anos da minha vida. Sinto um orgulho enorme em ser militante da Juventude Social Democrata e em ajudar a construir um Portugal de Futuro.

Espero que a leitura e consulta deste “Militante JSD” seja útil para ti.”

Alexandre Poço, Presidente da JSD

 

Podes ter acesso à 2ª edição do “Militante JSD” aqui.