JSD lança compilação de medidas de combate à COVID-19 implementadas nas autarquias

A Juventude Social Democrata compilou num documento as boas práticas de combate à COVID-19 implementadas por autarcas de todo o País.

Vivemos tempos de incerteza com a pandemia que se instalou. A COVID-19 obrigou a sociedade a mudar de hábitos de vida, obrigou a um Estado de Emergência, obrigou as pessoas a reagir.

Técnicos de saúde, forças de proteção civil, sector das limpezas, higiene urbana, entre outros, são os nossos heróis na primeira frente ao combate à COVID-19, não só no tratamento, mas também pela prevenção através da segurança e higienização.

Muitas das medidas implementadas têm origem nas autarquias. A proximidade entre cidadãos, a interajuda entre comunidades e o mais profundo e genuíno palpitar da sociedade levaram, como sempre, a que os nossos autarcas reagissem e atuassem na primeira linha.

Assim, a batalha contra a COVID-19 bem como, as suas sequelas diretas ou indiretas, presentes ou futuras, têm sido combatidas, em grande medida, pelas nossas autarquias locais. As Freguesias, os Municípios e as Comunidades Intermunicipais têm procurado responder de forma rápida, eficaz e atenta aos impactos que a pandemia COVID-19 está a causar no nosso país, de forma a diminuir, tanto quanto possível o sofrimento e o impacto desta ameaçadora doença.

Podemo-nos orgulhar. Há, efetivamente, excelentes exemplos da capacidade de reação rápida e eficaz das autarquias, da mobilização e criatividade, de tudo o que tem sido feito para estarem ao lado das pessoas. De todos, porque todos, agora, precisam.

Assim, a Juventude Social Democrata realizou um levantamento nacional das medidas que as autarquias têm implementado por estes dias no nosso país. Acreditamos que este trabalho agregador e transversal, reconhece não só o mérito dos autarcas portugueses, como pode ser um importante contributo, para qualquer autarquia deste nosso Portugal. As boas práticas têm de ser disseminadas. As desigualdades combatidas. A JSD acredita que neste momento ímpar na história do nosso país, todos temos a obrigação de partilhar o melhor de cada um, em prol de todos. À pandemia global, respondamos com soluções locais. Todos somos Portugal!

 

Podes ler o documento “Boas práticas autárquicas no combate à COVID-19” aqui.