Na 12ª edição d’A Democrata, a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, “Diz de Sua Excelência”, numa conversa marcadas pelas principais prioridades e linhas de ação do novo Governo para a área da Justiça.
O candidato ao Parlamento Europeu, Hélder Sousa e Silva, aborda a importância da segurança e da Defesa na Europa, enquanto Liliana Reis, Deputada à Assembleia da República, explica a importância das próximas eleições europeias, nas duas refeições, Moules Avec Frites e Bifes à São Bento.
Na Câmara Alta, Luís Álvaro Campos Ferreira, explica como um conto tradicional chinês e um conto galego nos transportam, de repente, ao universo das narrativas políticas. A jornalista Inês Serra Lopes escreve sobre populismo e as formas de o combater na rubrica São Caetano às Lapas.
Clara Sousa Alves, Deputada da JSD, introduz-nos a arte da pintora portuguesa Graça Morais.
Na Laranja Mecânica, o atual Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, fala do novo ciclo governativo com um lema “é hora de fazer” à boa moda da Laranja Mecânica.
Gaspar Macedo traz-nos um artigo com um título curioso “Portugal não tem futuro” e Emanuel Felgueiras é o entrevistado de Proust desta edição.
Luís Nunes dos Santos dedica o seu editorial às Eleições Europeias de 9 de junho e Alexandre Poço reforça o cunho do trabalho político da JSD nas propostas recentemente anunciadas pelo Governo para as novas gerações.