JSD organiza I Cimeira Ibérica da Juventude com as Nuevas Generaciones do Partido Popular

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro, a Juventude Social Democrata organiza em Lisboa a I Cimeira Ibérica da Juventude em conjunto com as Nuevas Generaciones (NNGG) do Partido Popular de Espanha, um evento histórico nas relações internacionais da JSD.

A partir do mote “Ano Europeu da Juventude: O centro-direita e o futuro”, as duas juventudes irmãs da Península Ibérica – JSD e NNGG – organizam esta Cimeira da Juventude com o objetivo de reforçar significativamente os laços de cooperação e trabalho conjunto. A Cimeira conta com a parceria da Fundação Konrad Adenauer (KAS).

Durante 3 dias, a JSD e as NNGG discutirão as relações ibéricas, o projeto europeu, a situação das novas gerações em Portugal e Espanha, os desafios energéticos e ambientais e o futuro do espaço político do centro-direita.

Para o Presidente da JSD, Alexandre Poço, esta I Cimeira Ibérica da Juventude é “abrir uma nova porta no domínio do trabalho internacional da JSD, que visa dar a conhecer o que fazemos e defendemos em Portugal, ao mesmo tempo, que conhecemos e aprendemos com o que faz e defende a nossa juventude irmã de Espanha, as Nuevas Generaciones”.

Alexandre Poço acredita que “há muito a aprender uns com os outros” e espera “que esta seja a primeira de muitas cimeiras, encontros e jornadas de trabalho conjunto entre a JSD e NNGG nos próximos anos”, afirmando que este “é um evento pioneiro na história da JSD e das juventudes partidárias em Portugal, pelo que será preciso continuar a regar o que vamos semear em termos de uma visão política ibérica jovem”.

Num evento marcado pela presença de oradores portugueses e espanhóis, fazem parte do programa da Cimeira Luís Montenegro, Presidente do PSD, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Joaquim Sarmento, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Paulo Portas, antigo Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Rangel, Deputado ao Parlamento Europeu, Lídia Pereira, Presidente do YEPP e Eurodeputada, Mónica Ferro, Diretora do Fundo das Nações Unidas para a População, Miguel Morgado, Professor universitário, Pedro Reis, antigo Presidente do AICEP e dirigente do PSD e Ricardo Emílio, Diretor Geral da Direcor Geral Dourogas SGPS.

A Cimeira Ibérica da Juventude começa sexta-feira, dia 28, com uma visita institucional da comitiva à Assembleia da República e termina domingo, dia 30, com a assinatura de um memorando entre a JSD e as NNGG.