JSD preocupada com o alojamento estudantil na Região Autónoma dos Açores

JSD pede dados sobre as residências de estudantes ao Ministério e à Universidade dos Açores

 

A JSD está preocupada com a ausência de respostas do Governo Regional dos Açores ao problema do alojamento estudantil, o que a levou a enviar dois requerimentos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e à Universidade dos Açores.

Nesse requerimento, assinado pela Presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes, os deputados da JSD, bem como os deputados do PSD dos Açores, são pedidos os dados relativos ao número de vagas existentes por residência; a taxa de ocupação média de cada residência, nos últimos quatro anos; o ano de construção e data das últimas intervenções nas instalações das residências; o número de alunos açorianos que ocupam as residências, assim como o número de alunos ao abrigo de programas de mobilidade; e caso se verifique, o número de alunos em lista de espera para obter vaga nas residências.

Não é possível aferir, da informação disponibilizada, a capacidade de resposta dos Serviços de Ação Social da Universidade dos Açores aos seus alunos. Esta lacuna, para a JSD, parece não ser consistente com o reforço da transparência que tem vindo a ser defendido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visto que a informação relativa à taxa de ocupação de cada uma das residências, do número de estudantes em lista de espera permitiria aos estudantes da UAc ter uma visão do panorama global do alojamento estudantil na instituição, reforçando as relações de transparência entre os serviços e os alunos.

Com estes dados, a JSD pretende dar voz a uma preocupação da JSD Açores com as condições de alojamento dos estudantes açorianos. Esta preocupação foi partilhada numa reunião promovida ontem, dia 11 de março, pela Comissão Política Nacional da JSD com a Comissão Política Regional da JSD Açores.