JSD promove discussão sobre os exames de melhoria

A Juventude Social Democrata promove no próximo dia 14 de abril, quarta-feira, um live no Instagram para discutir o tema dos exames de melhoria da classificação interna. O evento acontece no dia anterior à discussão e votação do Projeto de Lei da JSD na Parlamento, que visa permitir que os estudantes do Ensino Secundário realizem exames de melhoria de classificação interna.

O Instagram live contará com a presença do Presidente da JSD e 1º proponente da iniciativa no Parlamento, Alexandre Poço, do Coordenador do Ensino Básico e Secundário, João Pedro Luís, e de vários estudantes do Ensino Secundário que se têm mobilizado para que a realização destes exames seja permitida.

Recorde-se que a iniciativa da JSD no Parlamento foi apresentada após o Governo ter voltado a limitar a realização dos exames nacionais apenas para efeitos de Acesso ao Ensino Superior, impossibilitando a realização de exames de melhoria da classificação interna das disciplinas do Ensino Secundário, à semelhança do que se sucedeu no ano letivo passado.

Para a JSD, esta decisão é incompreensível e injusta porque “proíbe os alunos que queiram, com o seu esforço e trabalho adicional, melhorar em exame as suas classificações internas de o fazerem”, defende Alexandre Poço, Presidente da JSD e Deputado.

A JSD está ao lado dos estudantes e acompanha a posição de mais de 100 Associações de Estudantes que, por todo o país, manifestaram o seu desagrado com esta decisão injusta que ignora o esforço de milhares de alunos. Na fundamentação da iniciativa legislativa, a JSD refere que a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior já havia recomendado que fosse aberta a possibilidade de realização dos exames utilizados para efeitos de melhoria de nota.

O evento sobre a discussão dos exames de melhoria acontece a partir das 19h00 do dia 14 de abril no Instagram da Juventude Social Democrata.