JSD questiona a Ministra do Ensino Superior sobre o abandono escolar nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

A JSD apresentou na Assembleia da República uma pergunta dirigida à Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, sobre os dados alarmantes do abandono escolar nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – no ano letivo 2020/2021, 24% dos alunos inscritos no primeiro ano dos CTeSP abandonaram os cursos ao fim do primeiro ano de frequência, segundo dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

O fenómeno do abandono escolar neste tipo de formação é particularmente alarmante quando comparado com os dados globais do abandono no Ensino Superior – 24% (CTeSP) vs. 11% (Ensino Superior). Para além disso, considerando que parte dos alunos dos CTeSP prosseguem estudos a nível superior, estes dados de abandono escolar significam também um abandono, à partida, do Ensino Superior.

Face a esta situação, a JSD colocou as seguintes questões à Ministra do Ensino Superior:

  1. Existe um diagnóstico rigoroso da situação de abandono escolar nos CTeSP, particularmente quanto às idades, origens socioeconómicas, zonas geográficas, instituições e cursos dos alunos afetados?
  2. Quais as medidas previstas pelo Governo para diminuir a taxa de abandono escolar dos CTeSP, que atualmente se encontra nos 24%?
  3. O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior abrange os alunos dos CTeSP? Ou, à imagem do que ocorre com os alunos das Instituições de Ensino Superior das regiões de Lisboa, Algarve, Madeira e Açores, os alunos dos CTeSP são também excluídos deste Programa?
  4. O Governo tem auscultado os Institutos Superiores Politécnicos sobre a problemática do abandono escolar nos CTeSP? Existe alguma estratégia para uma ação coordenada com estas instituições?