A Juventude Social Democrata visitou 11 organizações de forma a analisar a educação em Portugal, desde a pré-primária até ao ensino secundário, passando pelo ensino profissional até à educação especial.

O objetivo destas reuniões foi, sobretudo, auscultar quem trabalha diariamente “no terreno”, tentando perceber se as conclusões a que a JSD chegou no documento elaborado recentemente estão de acordo com as necessidades educativas reais.

 

FENPROF

A Federação Nacional Dos Professores é uma associação de sindicatos dos Professores de âmbito nacional. Nesta reunião, foi analisada a situação atual da educação em Portugal, desde o Ensino Pré-Escolar ao Ensino Superior e Ciência, com especial enfoque nas questões socioprofissionais, precariedade e condições de trabalho dos professores, bem como o envelhecimento e a falta de renovação desta classe profissional.

 

ABIC

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica tem como objetivos dinamizar e congregar esforços para alterar o panorama sociopolítico atual no que concerne ao estatuto do Bolseiro de Investigação, contribuindo para o reconhecimento e dignificação dos profissionais que exercem investigação científica e gestão de ciência em Portugal enquanto Bolseiros.

A ABIC alertou para as falhas das bolsas, nomeadamente a questão da contratualização. A atualização do valor das bolsas também foi tema de conversa.

 

Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa

Na reunião com os SASULisboa, abordou-se o sistema de bolsas de ação social e as suas falhas, nomeadamente no atraso da atribuição das mesmas. O alojamento estudantil também foi tema, não só pela escassez de camas, mas também pelo facto de ter de se melhorar a qualidade de serviços prestados.

 

Fundação para a Ciência e Tecnologia

A FCT é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento. A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.

Nesta reunião falou-se da atribuição de bolsas de investigação e nos seus critérios, nomeadamente faixas etárias e áreas de investigação. A ligação entre os centros de investigação e o mercado laboral é também um imperativo, de forma a gerar valor de mercado.

 

Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado

A APESP é uma associação de instituições de ensino superior não estatais, que tem por objetivo primordial a representação e plena integração do ensino superior não estatal no sistema educativo português, cabendo-lhe, neste domínio, assumir a defesa das liberdades de aprender e de ensinar e representar as instituições suas associadas.

Esta reunião focou-se no Ensino Superior Privado e na sua mais valia para o sistema de ensino superior em Portugal. Falou-se do acesso ao ensino superior, e qual o papel da juventude para uma melhor e maior cidadania em Portugal.

 

Federação Nacional da Educação

A Federação Nacional da Educação tem como objetivo a luta pela melhoria da qualidade da Educação em Portugal, que passa, necessariamente pela dignificação da profissão docente e da dos técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

 

Pró-Inclusão

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial tem como objetivo apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e inovação nas práticas, na investigação e nas políticas, bem como promover uma educação de qualidade para os alunos com NEE, no âmbito dos valores da Inclusão.

Nesta reunião falou-se sobre a ação desta associação, bem como as necessidades dos professores e alunos com NEE. Também se abordou as últimas alterações à lei neste âmbito e qual o sucesso e dificuldades da mesma.

 

Junior Achievement

A Junior Achievement Portugal inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a empregabilidade.

A JA Portugal explicou o seu modo de atuação, e como é que as escolas podem chegar até eles. Falaram de futuros projetos, bem como do seu contributo para a inclusão dos jovens numa cidadania ativa.

 

aTTitude3D

O projeto aTTitude3D, instalado na Escola Secundária da Portela, tem como intuito levar robots para dentro da sala de aula e usar uma metodologia inovadora de ensinar.

O Prof. Paulo Torcado, coordenador deste projeto, afirmou que mais do que incorporar tecnologias, é essencial mudar metodologias. Os alunos devem aprender a trabalhar em grupo, por projetos e estes devem ser interdisciplinares. Em simultâneo, é muito importante que os alunos passem a ser mais ativos, pelo que devem ser apenas orientados para resolver as questões que lhes são colocadas.

 

Education First

Education First é uma empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural, viagens educacionais, cursos de idiomas no exterior e programas de preparação para universidades de língua inglesa.

Nesta escola de línguas debateu-se a importância do multiculturalismo, que é uma variável cada vez mais importante aquando a preparação do futuro dos jovens. Também apresentaram formas diferentes e dinâmicas de uma aula.

 

ANQEP

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica no prosseguimento das suas atribuições, sob a superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Educação, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em coordenação com o Ministério da Economia.

Na ANQEP discutiu-se a relevância do ensino profissional para os jovens portugueses, e nas competências que o mercado de trabalho procura. Também se falou da importância que as empresas podem ter para o ensino profissional, e em como a relação entre estes pode levar a uma diminuição do desemprego jovem.