JSD reúne com organizações para discutir a educação

//JSD reúne com organizações para discutir a educação

JSD reúne com organizações para discutir a educação

Durante o passado mês de fevereiro, a Juventude Social Democrata visitou cinco organizações de forma a analisar a educação em Portugal, desde a pré-primária até ao ensino secundário, passando pelo ensino profissional até à educação especial.

O objetivo destas reuniões foi, sobretudo, auscultar quem trabalha diariamente “no terreno”, tentando perceber se as conclusões a que a JSD chegou no documento elaborado recentemente estão de acordo com as necessidades educativas reais.

 

Pró-Inclusão

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial tem como objetivo apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e inovação nas práticas, na investigação e nas políticas, bem como promover uma educação de qualidade para os alunos com NEE, no âmbito dos valores da Inclusão.

Nesta reunião falou-se sobre a ação desta associação, bem como as necessidades dos professores e alunos com NEE. Também se abordou as últimas alterações à lei neste âmbito e qual o sucesso e dificuldades da mesma.

 

Junior Achievement

A Junior Achievement Portugal inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a empregabilidade.

A JA Portugal explicou o seu modo de atuação, e como é que as escolas podem chegar até eles. Falaram de futuros projetos, bem como do seu contributo para a inclusão dos jovens numa cidadania ativa.

 

aTTitude3D

O projeto aTTitude3D, instalado na Escola Secundária da Portela, tem como intuito levar robots para dentro da sala de aula e usar uma metodologia inovadora de ensinar.

O Prof. Paulo Torcado, coordenador deste projeto, afirmou que mais do que incorporar tecnologias, é essencial mudar metodologias. Os alunos devem aprender a trabalhar em grupo, por projetos e estes devem ser interdisciplinares. Em simultâneo, é muito importante que os alunos passem a ser mais ativos, pelo que devem ser apenas orientados para resolver as questões que lhes são colocadas.

 

Education First

Education First é uma empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural, viagens educacionais, cursos de idiomas no exterior e programas de preparação para universidades de língua inglesa.

Nesta escola de línguas debateu-se a importância do multiculturalismo, que é uma variável cada vez mais importante aquando a preparação do futuro dos jovens. Também apresentaram formas diferentes e dinâmicas de uma aula.

 

ANQEP

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica no prosseguimento das suas atribuições, sob a superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Educação, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em coordenação com o Ministério da Economia.

Na ANQEP discutiu-se a relevância do ensino profissional para os jovens portugueses, e nas competências que o mercado de trabalho procura. Também se falou da importância que as empresas podem ter para o ensino profissional, e em como a relação entre estes pode levar a uma diminuição do desemprego jovem.

2019-03-12T17:54:44+00:001 Março, 2019|