JSD reúne concelhias de todo o país

Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, a Juventude Social Democrata realizou o Encontro Nacional de Concelhias. Um evento que reuniu os vários dirigentes das estruturas concelhias e que teve como objetivos a preparação do próximo ano eleitoral e a formação de jovens quadros.

 

O primeiro dia desta iniciativa foi dedicado à motivação dos jovens dirigentes. A Sessão de Abertura teve como tema “Conversar, Motivar e Inspirar” e contou com os seguintes convidados: Alexandra Machado (ONG “Girl Move”), Pedro Brito (Jason Associates) e Lídia Pereira (YEPP).

Estes apresentaram os seus projetos e o que os motivou a construírem-nos. Também falaram do que os motiva na vida para continuarem e como ultrapassar os seus insucessos.

 

O segundo dia do Encontro Nacional de Concelhias foi repartido em vários momentos, alguns emocionantes.

Da parte da manhã realizaram-se dois workshops para desenvolver as capacidades comunicativas dos dirigentes da JSD:

  1. Marketing Digital com Francisco Silva
  2. Comunicação e a relação com a imprensa com Sofia Aureliano.

Foi um momento de aprendizagem, em que os jovens social-democratas puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre como divulgar as suas estruturas no meio digital, bem como se relacionarem com a imprensa de forma a divulgarem as suas notícias para a comunidade que os envolve.

 

A hora de almoço foi partilhada com o Vice-Presidente do Partido Social Democrata, Prof. Dr. David Justino, que após um momento de convívio, nos pode elucidar sobre os problemas que a educação em Portugal enfrenta e como é que podem ser solucionados.

 

A parte da tarde do dia 24 de Novembro foi um momento partilha entre os dirigentes concelhios. Por moderação da Presidente da Mesa do Conselho Nacional da JSD, Mafalda Cambeta, todos os membros de comissões políticas concelhias poderam ir falar e partilhar com os seus colegas as suas atividades, problemas e soluções.

E surpresas apareceram!

Primeiro, a Coordenadora do Gabinete do Associativismo Juvenil, Joana Amorim, apresentou uma iniciativa a realizar pelo seu gabinete em 2019: Shark Tank Associativo. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de áreas de interesse criadoras de sinergias locais, polarizadoras e com influências contextuais no âmbito do desenvolvimento social, cultural, ambiental, desportivo, através de projetos sustentáveis sem recurso a infraestruturas.

De seguida, a Presidente da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, e o Vice-Presidente para a área da Formação, Alexandre Poço, entregaram às concelhias os seguintes documentos:

  1. Militante JSD
  2. Comunicar JSD

Estes documentos têm os seguintes objetivos:

  1. Apresentar a JSD, das origens ideológicas à organização e funcionamento da nossa estrutura, da presença territorial aos meios onde podemos exercer a militância, da nossa história e património coletivo aos factos e estórias que nos caracterizam e distinguem.
  2. Contribuir para reforçar a comunicação de todas as estruturas da JSD. Revendo conceitos de marketing digital e político, apresentando noções de design e conteúdo, assim como, as ferramentas do marketing digital que, hoje, estão à disposição de todos – website, newsletters e redes sociais, e não esquecendo a relação com a imprensa.

 

O jantar com os antigos líderes contou com a presença de: Pedro Pinto, Carlos Coelho, Pedro Passos Coelho, Pedro Duarte, Pedro Rodrigues, Duarte Marques e Hugo Soares, que durante o jantar completo foram mudando de mesa, de forma a que todos os jovens pudessem ter contacto com mais do que um antigo líder.

Foi uma noite informal de partilha de conhecimentos e histórias, sendo que cada antigo líder contou uma história com um ensinamento.

 

Por fim, para terminar o dia, foram divulgados os vencedores do concurso “Boas Práticas Locais” da JSD, sendo que os vencedores foram:

  1. JSD Odivelas
  2. JSD Mirandela
  3. JSD Matosinhos
  4. JSD Oeiras
  5. JSD Trofa

 

O último dia do Encontro Nacional de Concelhias começou com mais dois workshops:

  1. Falar em público com Alexandre Luz
  2. Escrita de discursos com Paulo Colaço

Foi mais um momento de formação para os jovens quadros da JSD, de forma a deixá-los melhor preparados para o futuro.

 

De seguida, a JSD foi ao encontro ao do Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no Museu da Presidência da República no Palácio da Cidadela de Cascais, no qual tivemos a honra de ouvir o Presidente da República partilhar algumas das suas histórias quando era jovem social democrata, e deu-nos uma mensagem para o futuro.

 

Para terminar o Encontro Nacional de Concelhias, realizou-se um almoço com o Fundador e Militante Nº. 1 do Partido Social Democrata, Dr. Francisco Pinto Balsemão, que nos deu algumas mensagens sobre a social democracia e o que espera aos jovens. Também contámos com as palavras da Presidente da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras.

 

O nosso muito obrigado a todos os que participaram e fizeram desta iniciativa o melhor Encontro Nacional de Concelhias!

 

Aqui estão as fotografias do dia 1, do dia 2 e do dia 3.