JSD visita Rio Nabão no Dia Mundial da Água e defende poluição zero nos nossos rios

No Dia Mundial da Água, a Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata realiza uma visita ao Rio Nabão, no concelho de Tomar. com o objetivo de chamar à atenção para os problemas de poluição persistente neste rio, bem como em outros rios em todo o país.

Nos últimos anos têm sido recorrentes os casos de poluição no rio Nabão, em Tomar, com espuma abundante e mau cheiro a invadirem a água, sendo que, na maioria das vezes, os efeitos são visíveis no seguimento de dias de chuva intensa. A JSD defende que esta situação “deve ser investigada quanto às suas fontes e deve ser resolvida para que o rio Nabão volte a ser sinónimo de bem-estar, sustentabilidade e beleza natural”, afirma o Presidente da JSD, Alexandre Poço.

No Dia Mundial da Água, com a visita ao rio Nabão, a JSD pretende chamar à atenção para os problemas de poluição neste rio e em outros a nível nacional, sendo que para a JSD “o país deve ter como meta a curto prazo alcançar a poluição zero nos nossos rios”, diz Alexandre Poço. Para a JSD, a valorização da água é fundamental para o modelo de desenvolvimento sustentável que defendemos para o futuro do país.

O Dia Mundial da Água assinala-se anualmente a 22 de março. O propósito deste dia é sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste bem. O tema de 2021 é «Valorizar a água». Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água. Este dia foi proclamado através da resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.

A visita da JSD acontece às 12h de dia 22 de março, segunda-feira, em Tomar, junto ao rio Nabão.