Manifestação pela Paz, contra a Invasão

Em profunda condenação da invasão militar conduzida pela Rússia a um país soberano, a Ucrânia, convoca-se para domingo, 27 de fevereiro, pelas 15h, em Lisboa, uma manifestação em frente à Embaixada da Federação Russa, em Lisboa.

 

Apelamos a uma resolução multilateral e pacífica deste conflito que respeite a soberania dos povos e dos Estados. Por isso, repudiamos a guerra e a invasão russa da Ucrânia, assim como as repetidas provocações e as ameaças de retaliação do Presidente Russo, Vladimir Putin, e do seu aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko.

 

A Ucrânia é um Estado livre, soberano e independente. A invasão em curso por parte da Rússia é um ato ilegal, ilegítimo e imoral. A soberania e a integridade territorial dos Estados é inviolável, devendo ser preservada e protegida, nos termos do direito internacional.

 

Está sob ameaça não só a segurança de todos os ucranianos, como também a soberania e integridade territorial da Ucrânia e a vontade do seu povo, expressa em eleições democráticas.

 

A comunidade internacional tem de ser clara, firme e determinada no seu apoio ao povo ucraniano e utilizar os mecanismos necessários e adequados para dissuadir a Rússia de continuar a invasão armada do território ucraniano.

Assim, no respeito da autodeterminação dos povos, da proteção da soberania da Ucrânia, apelamos à retirada imediata das tropas russas de território ucraniano, ao fim das ameaças e ao respeito pleno de todo o território ucraniano.

Apelamos também a todos os Estados Europeus que providenciem a ajuda humanitária necessária e urgente ao povo ucraniano neste momento sombrio de grande aflição, e saudamos a disponibilidade de Portugal para receber refugiados ucranianos .

A paz, a amizade e fraternidade entre povos e nações não pode ser hipotecada por uma guerra que já lamenta perdas humanas civis e militares. Portugal e a Europa devem falar a uma só voz contra os inimigos da democracia.

 

Domingo, em Lisboa, pelas 15h, na Rua Visconde de Santarém, seremos muitos a condenar a guerra e a pedir a paz.

As entidades organizadoras:

  • Juventude Socialista (JS)
  • Juventude Social Democrata (JSD)
  • Juventude Popular (JP)
  • LIVRE
  • Iniciativa Liberal
  • PAN