Obrigada a todos por estes 2 anos!

Caras/os militantes,

É com enorme orgulho que vos deixo esta última mensagem como Presidente da JSD. Liderar esta organização foi até agora uma das maiores responsabilidades que assumi.

Dois anos volvidos, apresentamos aquele que foi o trabalho que realizámos na Comissão Política Nacional nas mais diversas áreas, cumprindo a Moção de Estratégia Global com que nos comprometemos no dia 15 de abril de 2018.

Pugnámos pela defesa intransigente da Liberdade. Quando escolhemos o combate à corrupção e o reforço da transparência ou quando fizemos da Escola do Futuro uma bandeira da JSD.

Defendemos a igualdade de oportunidades quando exigimos respostas para o alojamento estudantil. De forma séria, apresentámos propostas, mas não deixámos a nossa irreverência como forma de atuação, como é disso exemplo a campanha em que colocámos a sede do PS no mercado de arrendamento, denunciando um problema gravíssimo que coloca em causa a igualdade de oportunidades e o acesso à Educação. Ousámos falar da urgência do reforço da rede de cuidados paliativos.

Escolhemos a proximidade como uma forma de estar e de exercer o nosso mandato. Considerámos sempre o país por inteiro, tendo realizado pela primeira vez reuniões e atividades nas Regiões Autónomas, sem esquecer o interior onde realizámos alguns dos nossos principais eventos, como o Congresso da Coesão e o Encontro de Estudantes.

Inovámos com a criação do J Summer Fest e honrámos o nosso compromisso de voltar a realizar um referendo interno, 30 anos depois. Estivemos comprometidos com os desafios eleitorais que o PSD travou, seja na campanha Made in Europe nas Eleições Europeias, em que elegemos novamente uma deputada da JSD ao Parlamento Europeu, seja nas eleições legislativas, em que elegemos 5 deputados da JSD.

Marcámos presença nos mais diversos espaços de forma a chegar aos jovens portugueses: das escolas às instituições de Ensino Superior, das redes sociais à comunicação social.

É, por isso, com o sentimento de missão cumprida que me despeço, mas com uma esperança e uma convicção inabalável de que os nossos melhores dias estão ainda por vir.

Obrigada a Todos. Obrigada à JSD.

 

Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD

 

Podes ver o vídeo de balanço de mandato aqui.