Principais propostas da JSD na área da Habitação

Após 7 anos de Governo PS de António Costa, os jovens portugueses são hoje os últimos da Europa a sair de casa dos pais, aos 34 anos.
Os vários programas e iniciativas dos últimos anos do Governo Costa não funcionam nem ajudam os jovens. Este último programa de inspiração comunista, apresentado esta semana, também não funcionará. Só vai prejudicar ainda mais as novas gerações no acesso à Habitação.
Fica a conhecer as principais bandeiras que a JSD tem defendido na área da Habitação, algumas delas já apresentadas por mais do que uma vez no Parlamento desde 2020 e chumbadas pelo PS. No novo caminho para a Habitação apresentado pelo PSD, fazem parte estas propostas da JSD:
abrir o Porta 65, transformando-o num novo programa com apoio definido em % do valor da renda, com acesso e concessão do apoio de forma simplificada não dependente de concursos e com rendas de referência ajustadas à realidade do mercado;
reforçar o número de camas para os estudantes deslocados através da celebração de um Contrato Plurianual entre o Governo e o setor privado, social, autarquias e IPDJ, colmatando as necessidades de alojamento dos estudantes;
isentar de IMT e Imposto de Selo na Aquisição da primeira habitação própria e permanente;
utilizar e aproveitar o património devoluto do Estado;
disponibilizar um apoio financeiro aos capitais próprios – a entrada – na compra da primeira habitação própria permanente por parte dos jovens.
A JSD vai continuar a batalhar por um melhor acesso à habitação por parte dos jovens.