Samuel Vilela reeleito para direção do CNJ

A JSD, organização membro fundadora do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), assegurou a reeleição para a Direção desta importante organização, interlocutora da juventude a nível nacional e em diversos espaços internacionais ao longo dos últimos 30 anos.

Samuel Vilela, que já havia sido indicado pela JSD para a Direção do CNJ em janeiro de 2015 substituindo Paulo Pinheiro, também da JSD, na coordenação da área das Relações Internacionais e Cooperação, obteve uma das votações mais expressivas na eleição, honrando a JSD no seu compromisso com o CNJ e com a juventude!

A JSD foi desde o primeiro momento uma organização participativa e empenhada no CNJ, com presença habitual nos órgãos sociais. Em 1985, ano em que foi fundado o CNJ, a JSD assumiu a primeira Presidência da Mesa da Assembleia Geral por intermédio de Carlos Coelho, ex-presidente da JSD e atualmente Deputado ao Parlamento Europeu.

Desde então foram muitos e bons os exemplos de membros da JSD dedicados ao trabalho desenvolvido pelo CNJ. Com a consciência do importante papel que o CNJ pode e deve desempenhar enquanto interlocutor da juventude, a JSD apresentou na Assembleia Geral a sua visão sobre as prioridades do CNJ para o novo mandato.

No entender da JSD é fundamental o CNJ continuar a trabalhar no sentido de alargar ainda mais o número de organizações membro, aumentando a sua representatividade entre a juventude, desenvolver um trabalho mais próximo das organizações de juventude e dos jovens, para garantir um conhecimento aprofundado das principais preocupações e aspirações da juventude e, muito importante, para a materialização do trabalho que desenvolve, promover uma estratégia de comunicação capaz de elevar a visibilidade mediática do CNJ, aumentando a influência que pode exercer sobre os poderes instituídos.

Para a área das Relações Internacionais e Cooperação, Samuel Vilela destacou o papel importante que o CNJ desempenha no espaço europeu, mas centrou as atenções nos desafios que se colocam à juventude no espaço da Lusofonia, onde se espera proceder em breve à formalização do Fórum de Juventude da CPLP. Em 2016, a cidade de Braga, será a Capital Ibero-americana de Juventude, o que também exigirá um forte empenho do CNJ e das suas organizações membro na promoção da cidade, do nosso país e da cultura latina.

Hugo Carvalho, candidato pela Federação Académica do Desporto Universitário, é o novo Presidente. Paulo Silva (AEP), Joana Magalhães (CNE), Vasco Touguinha (FNESPC), Agostinho Oliveira (IEJ), Luís Encarnação (JCP), Valentino Cunha (JS) e João Valério (rede ex aequo) compõem a restante direção. Alberto Abreu da Silva (ANEM) presidirá à Mesa da Assembleia Geral e Francisco da Silva (JP) ao Conselho Fiscal.

Parabéns aos novos eleitos!