Tiago Sousa Santos | Setúbal

Olá!

Sou um jovem como tu e quero levar a nossa voz, a da juventude, para a Assembleia da República.

Tenho 24 anos, sou licenciado em Ciência Política e estou neste momento a acabar a minha tese de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas, sendo já pós-graduado na área, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Com 18 anos decidi juntar-me à JSD e desde então já desempenhei vários cargos a nível local, regional e nacional. Fui Presidente da JSD Barreiro e Conselheiro Nacional da JSD e atualmente sou Presidente da JSD Distrital de Setúbal e membro da Comissão Política Nacional.

Para além da minha atividade política, desempenho funções de assessoria nas áreas de juventude e empreendedorismo no município do Barreiro, onde, entre outras coisas, sou um dos responsáveis pela implementação de um programa de empreendedorismo nas escolas e acompanho de perto os projetos de criação de uma incubadora de Start Up’s na cidade.

Sou candidato à Assembleia da República pelo distrito de Setúbal e tenho três prioridades que considero fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e do país: a Mobilidade, a Habitação Jovem e o Emprego Jovem.

É urgente garantir uma rede de transportes coletivos eficiente e eficaz e que consiga responder às necessidades das dezenas de milhares de pessoas que todos os dias se deslocam entre o sul do rio Tejo e Lisboa. O caos na Soflusa, na CP e em algumas empresas de autocarros é uma verdadeira barreira ao desenvolvimento da nossa região e um grande entrave na vida das pessoas que aqui vivem.

Empenhar-me-ei na apresentação de propostas que possam garantir a qualidade do serviço de transportes coletivos, para que todos os que dele dependem diariamente tenham a dignidade na mobilidade que se exige num país desenvolvido.

A Habitação é, naturalmente, uma das nossas principais preocupações enquanto jovens. O preço das casas em Lisboa encontra-se em valores absolutamente insuportáveis e isso leva a que muita gente tenha de sair para a periferia e encontrar aqui, na margem sul, sítios com valores que consigam suportar.

Ora, este aumento da procura de casa no distrito de Setúbal leva ao aumento do preço das casas e torna cada vez mais difícil que nós, jovens, saiamos de casa dos pais e comecemos a nossa vida adulta.

Empenhar-me-ei na apresentação de propostas que permitam o apoio aos jovens e jovens casais que pretendam arrendar ou comprar casa, pois considero que cabe ao Estado regular o mercado e garantir que a nossa geração não fica eternamente hipotecada e presa à casa dos seus pais.

O Emprego Jovem é outro flagelo. No nosso distrito a taxa de desemprego é muito superior à média nacional e na faixa etária mais jovem essa realidade é ainda mais grave. Há pouco emprego no distrito de Setúbal, há ainda menos emprego para os jovens e o pouco que há é, maioritariamente, precário.

Empenhar-me-ei na apresentação de propostas que possam estimular o emprego jovem na região, permitindo uma maior fixação e que ofereça as condições necessárias a uma vida digna na terra que nos viu nascer.

Sou candidato para ser porta-voz dos anseios da nossa geração e para defender os interesses dos jovens do distrito de Setúbal e de todos os treze concelhos que o compõem.

Conto contigo!

 

Tiago Sousa Santos

Candidato da JSD pelo Círculo Eleitoral de Setúbal