UV2019 | Dia 1

A Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro, uma iniciativa conjunta do Instituto Francisco Sá Carneiro, do PSD, do PPE e da JSD, iniciou ontem em Castelo de Vide a sua 17ª edição. Na sessão formal de abertura intervieram Ana Lamas, enquanto aluna da Universidade de Verão de 2018; Carlos Coelho, na qualidade de Diretor da Universidade de Verão; Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD; Alves Monteiro, Presidente do Instituto Sá Carneiro e o Vice-Presidente do PSD, David Justino.

Ana Lamas partilhou com os alunos a sua experiência e aprendizagem enquanto aluna na UV 2019. “Fazendo o balanço de toda a semana, senti que aprendi mais do que poderia imaginar, desde a experiência transmitida pelo vasto painel de oradores e pela organização, até aos diversos colegas que me acompanharam”, disse.

O Presidente do Instituto Sá Carneiro, Alves Monteiro, destacou a necessidade da constante aquisição de competências como um dos principais desafios futuros do mercado profissional. “A gestão da carreira já não será com o recurso ao paradigma das profissões, mas cada vez mais assentará no paradigma das competências”, concluiu.

Por seu lado, Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, desafiou os alunos a aproveitarem a oportunidade de aprendizagem que é a Universidade de Verão, como sendo o ponto de partida para “mais intervenção política e mais consciência cívica”, nunca esquecendo que “a atividade política é sobretudo o serviço aos outros”.

David Justino, Vice-Presidente do PSD e convidado desta sessão de abertura, reforçou a necessidade da existência de propostas eficazes e conscientes para o futuro de Portugal, destacando que “se não acautelarmos a qualidade dos atores, de pouco nos servem as ideias que podem ser as melhores ou as propostas que podem ser as mais eficazes, mas se não tiverem atores qualificados não nos servem para absolutamente nada”.

“Era bom que o PS em vez de continuar a prometer para mais quatro anos pusesse a mão na consciência e respondesse por estes quatro anos que passaram, em que não fez uma reforma que se possa atribuir ou dar esse mesmo nome”, acrescentou o Vice-Presidente do PSD.

Por fim, no jantar inaugural da UV 2019, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pita, deu as boas-vindas a Castelo de Vide, uma vila repleta de encantos e História.