O que é a JSD
A Juventude Social-Democrata (JSD) é a organização política não confessional de jovens social democratas, que em comunhão de esforços com o Partido Social Democrata (PSD), tem por fins a promoção e a defesa da democracia política, económica, social e cultural inspirada nos valores do Estado de Direito democrático e nos princípios e na experiência da social democracia, conducentes à libertação integral do Homem, através da transformação reformista da sociedade portuguesa, sempre na defesa de Portugal, de um ideal de afirmação internacional da Nação Portuguesa no contexto da globalização, da promoção da qualidade de vida das suas populações, da emancipação dos jovens e da realização da solidariedade intergeracional.
Um dos traços de identidade mais fortes da JSD é a defesa inabalável da igualdade de oportunidades à partida para todos os cidadãos. Não pretendemos igualizar a sociedade ou moldá-la com recurso a engenharias sociais que nos dizem a todos onde chegar, o que fazer, como viver, etc. Somos os acérrimos defensores da libertação da sociedade e dos indivíduos, mas também sabemos que uma sociedade sem justiça social é uma sociedade mais pobre e, em última instância, onde todos são menos livres.
A JSD deve afirmar-se sempre como a estrutura política reformista, que quer começar hoje a construção do Portugal que se equipare aos principais países da Europa, em que um jovem português olha para o seu presente e futuro e não se sente diminuído pela sua nacionalidade, pelo sítio onde nasceu ou pelas capacidades socioeconómicas da família onde cresceu.
Da mesma forma, qualquer tipo de discriminação racial, de género, étnica e religiosa merecerão sempre da parte da JSD uma postura de acérrimo combate, na defesa dos valores do humanismo da civilização ocidental: liberdade, dignidade humana, respeito, partilha, diálogo e cooperação.